60 anos de Speedmaster

London_Lost in Space_April 26_
rol

Pensando na velocidade do mercado em que vivemos, um produto completar 60 anos com poucas alterações desde seu projeto inicial é realmente algo notável. Esse é o caso do relógio Speedmaster da OMEGA. Fazendo uma comparação divertida e sem muita lógica com a indústria automobilística, um exemplo de sucesso é o Fusca da VW que teve seu projeto criado por Ferdinand Porsche antes da segunda grande guerra e perdurou até 1996 quando o último modelo fora produzido no México.

 

O Speedmaster foi lançado em 1957 incialmente como um relógio de esportes e de corrida até um fato que logo transformou e redirecionou a sua história. Foi em 1969 que a bordo do Apollo 11, Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisaram na Lua com Aldrin usando o icônico cronógrafo que por sua vez, se tornou o relógio da lua, o chamado de #MoonWatch.

 

Na última quarta-feira, 26 de maio, a OMEGA celebrou o aniversário de 60 anos do cronógrafo que se não o mais, um dos modelos mais icônicos do mercado de relógios. Eu tive a honra de estar presente ao lado da marca nos três dias de acontecimentos em Londres que vocês puderam acompanhar no @victorcollor e no #viccolondon.

 

Sem dúvida esse será um dia difícil de esquecer. A manhã foi tomada por uma série de conversas com pessoas chaves da marca no RIBA – Royal Institute of Britsh Architects.

O primeiro a falar? O divertido, excêntrico e fanfarrão Buzz Aldrin contando curiosidades, passando foto a foto em um projetor e contando as histórias por trás de cada uma delas e as curiosidades de um homem que pisou na lua e que segundo ele, fez a primeira selfie no espaço. Se já tem muita gente que “vira a chavinha” no planeta Terra, agora imagina pisar na lua e ver o tal planeta flutuando no meio do nada? Acredito que deve ser difícil voltar à vida normal após essa experiência.

O papo seguinte foi com James Ragan e Petros Protopapas, responsável pelos testes dos instrumentos da NASA na época do Apollo 11 e o diretor do Omega Museum respectivamente. Ambos contaram inúmeras histórias e curiosidades sobre a forma como o cronógrafo foi testado em situações extremas para que pudesse ser um instrumento de reserva caso houvessem falhas no sistema da espaçonave. A última conversa foi com Jean-Claude Monachon, VP de produtos da marca, apresentando os novos lançamentos do Speedmaster da última BaselWorld. O ponto alto desse encontro foi ver de perto a edição comemorativa de 60 anos, exatamente como fora lançado em 1957, no pulso de Jean-Claude. Clica aqui para ver o modelo.

 

Por fim, o jantar com a presença de Aldrin e o rosto da marca há quase 15 anos, George Clooney. O evento de comemoração aconteceu no TATE Modern e foi recheado de experiências que, como disse acima, vão ser difíceis de esquecer. A ideia do jantar era transportar os 350 convidados da marca para uma nave espacial como estivessem jantando no espaço. Na entrada, um batalhão de homens vestidos de astronauta recebiam os convidados no pôr do sol. Ao entrar no museu, uma escuridão deixava nítido o logo da marca iluminado no “fim do túnel”. Por fim, um jogo de luzes recebia os convidados no salão principal com uma mesa mostrando todos os modelos do Speedmaster lançados até hoje. O que mais me impressionou foram todos os detalhes. Desde o espaço que parecia uma nave espacial com as mesas na diagonal levando a um pequeno palco onde Clooney e Aldrin se juntaram a Raynald Aeschlimann, presidente e CEO da OMEGA, as embalagens plásticas dos coquetéis com canudos em metal, a montagem dos pratos que remetiam o espaço e a lua, os talheres embalados à vácuo, as roupas dos garçons, …

Definitivamente uma experiência difícil de esquecer e extremamente prazerosa de lembrar.

 

Queria deixar aqui o meu agradecimento a OMEGA, ao Rodrigo Ortiz, Brand Manager da marca no Brasil e a MKT MIX que fizeram tudo isso acontecer. Uma honra estar ao lado de vocês.

 

 

Aperta o play!

Processed with VSCO with b1 preset
Processed with VSCO with b1 preset
Processed with VSCO with b1 preset
Processed with VSCO with b1 preset
Processed with VSCO with b1 preset
Processed with VSCO with b1 preset
Processed with VSCO with b1 preset
Processed with VSCO with b1 preset
Processed with VSCO with b1 preset
Processed with VSCO with b1 preset
Processed with VSCO with b1 preset
Processed with VSCO with b1 preset
Processed with VSCO with b1 preset

insideinside get

Veja também: