O Omega de Ryan Gosling em La La Land

maxresdefault
moda

Posso dizer que assistir a qualquer filme ou série de tv, ou até mesmo andar na rua, se passar algum carro antigo, um relógio de época ou qualquer coisa que me faça voltar no tempo, um sorriso e uma atenção especial é dada.

 

Assistindo ao trailer de La La Land, acreditava que o filme que tem 14 indicações ao Oscar fosse de época, algo em torno dos anos 50. Engano meu! Ele é passado nos dias atuais e Ryan Gosling que interpreta Sebastian, um pianista que personifica o estilo de músicos da época áurea do jazz, segue essa mesma linha. Entre sapatos bicolor, paletós bem cortados seguindo a paleta de cores pastel presente no filme e um Buick Riviera conversível da GM, em um determinado momento Gosling olha para o relógio para ver as horas e por 2 ou 3 segundos um Omega antigo é mostrado.

 

Difícil dizer a data correta, mas o modelo deve ser da mesma época do estilo do personagem que pode girar em torno de 1945 a 1960. Um modelo que antecede o Seamaster e o Constelation. Se não for à corda, com certeza carrega o movimento bumper (martelo) que foi um dos primeiros mecanismos automáticos usado pela marca onde o rotor gira somente meia lua, gerando reserva de carga e sem a necessidade de dar corda.

 

Olhando de fora parece um “relojão” mas engana-se quem pensa que os preços são estratosféricos. Os modelos da suíça Omega desta época – ainda – têm ótimos preços e é capaz de você encontrar muita coisa semelhante no Mercado Livre aqui no Brasil. Há alguns bons anos lembro que comprei um Seamaster de 1945 por algo em torno de R$400. Isso mesmo, quatrocentos reais!

Listei abaixo algumas buscas que fiz no maior site de compras online do Brasil e achei bastante coisa interessante com preços nessa linha. Se tem algumas dicas na hora de comprar relógios antigos, seja na internet, seja em lojas, são elas:

 

– Cheque o quão qualificado é o vendedor.

 

– Se tiver dúvidas, faça perguntas.

 

– Fique de olho nos tamanhos das caixas para não ser pequeno demais.

 

– Veja se o mostrador não foi refeito. Se ele estiver novo demais como se estivesse recém saído da loja, desconfie. Afinal uma peça que tem mais de 40 anos tem as suas “rugas”.

 

– Cheque se a coroa é original ou não. Em geral elas têm o logo da marca estampado no metal.

 

– Se ele está dando hora pontual ou não, você só saberá a hora que tiver a peça em mãos ou acreditar no que o vendedor está dizendo. Portanto mantenha em mente um custo de aproximadamente R$500 de revisão em um bom relojoeiro.

 

– Tente pegar o nome correto e o número do modelo. Com isso você consegue fazer buscas em sites gringos de compra e venda de relógios antigos e comparar preços. Uma boa dica de busca é o Chrono24.

 

– Na comparação com outros, busque também on google para entender inúmeros detalhes: se os ponteiros são originais e seguem a mesma linha de outros modelos da mesma época, marcações no mostrador, pulseira (difícil achar original) e até mesmo saber mais sobre a história por trás da peça.

 

– Modelos desta época não têm vidro de safira e sim acrílico. Se a peça tiver com ele arranhado, não será um grande problema. Ele pode ser facilmente polido ou até mesmo trocado. Coisa simples.

 

 

 

Essas são dicas rápidas para saber o quão original a peça está e voltando a ideia das peças vintage ou de época, quanto mais originais, mais valiosas e interessantes caso queira revender no futuro. Além do mais, são peças que dificilmente você verá sentado na mesa ao lado em um restaurante… são quase que únicas! Boas compras!

 

Ryan-Gosling-in-La-La-Land-845x563
naFqdFUcZut0RjcecNIGMY3VBAaKAhh9lzYrihCqpZ0
Screen Shot 2017-02-14 at 10.58.31 AM
Screen Shot 2017-02-14 at 10.57.35 AM
Screen Shot 2017-02-14 at 10.58.13 AM
Screen Shot 2017-02-14 at 10.56.37 AM
Screen Shot 2017-02-14 at 10.57.13 AM

insideinside get

Veja também:

  • Militar

    Militar

    moda

    Que as marcas em geral têm olhado para o seu passado e enxergado que o que deu certo continua dando certo, a Longines apresenta dentro da sua linha H... LER MAIS

  • Bond for Sale

    Bond for Sale

    prat

    Na semana passada, 18 de Fevereiro, rolou algo que gostaria muito de ter participado, mas com a atual conjuntura da nossa economia, é de se pensar um... LER MAIS

  • Carioca Olímpico

    Carioca Olímpico

    moda

    Na imersão no mundo da alta relojoaria, sempre me deparei com modelos vintage feitos pela Omega para celebrar os jogos Olímpicos. Tudo obviamente co... LER MAIS

  • A história do Polerouter

    A história do Polerouter

    moda

    Quando se fala sobre relógios e carros antigos, ou melhor, sobre peças que ficaram no tempo, são as pequenas características e a história por tr... LER MAIS