Tart Arnel X Moscot Lemtosh

Screen Shot 2017-07-24 at 2.14.25 PM
moda

Lembro desde pequeno que o fascinante universo dos óculos sempre teve papel importante em casa. Minha mãe sempre teve inúmeros modelos com gavetas recheadas de caixas e armações soltas. Meu pai também sempre teve um carinho especial e sempre gostou de se divertir com os modelos da época como os Vuarnet e suas lentes espelhadas e os clássicos modelos Ray Ban quando ainda pertenciam à Bausch & Lomb. Se prestar atenção nos modelos vintage da marca, você verá que há uma marcação BL ainda gravada no cristal em cada uma das extremidades das lentes. Em 1999 a marca foi vendida para a Luxottica e ao invés de serem produzidos nos Estados Unidos, passaram a ser produzidos na Itália e deixaram de ter esse pequeno detalhe.

 

Ainda nas minhas lembranças, logo quando comecei a usar lentes de grau há uns 10 anos, o modelo usado por Johnny Depp sempre me chamou atenção. Clássico, atemporal, em acetato, sólido, … são inúmeras as características que podemos dar ao modelo. Em conversa com Francisco Ventura da ótica que leva seu sobrenome, ele me contou que o modelo em questão teve bastante notoriedade – ainda mais hoje, quando vivemos esse universo da volta ao passado, por ter sido a base do desenho do produto oferecido pelo governo americano para a população em meados do século XX. Uma espécie de INSS por lá. Pode-se dizer que o resto se desenrolou daí.

 

Por fim, descobri que o tal modelo de Johnny Depp era o Lemtosh da americana Moscot que falei aqui. E sim, a marca se gaba por ser a escolha do eterno Jack Sparrow e inclusive tem fotos do ator no mural presente em várias lojas da marca que mostram os “personagens” que usam/usaram os modelos como o fotógrafo Terry Richardson, o eterno Truman Capote e o próprio Depp.

Indo a fundo no assunto, me deparei com a Tart Optical, uma outra ótica que tem um modelo muito semelhante ao Lemtosh da Moscot e também se gaba que Johnny Depp usa a sua marca. Estranho…

 

Os óculos são realmente muito semelhantes, desde as cores, passando pelo desenho dos rebites nas duas extremidades da armação, a “ferradura” no nariz, … a olho nu pode-se dizer que estamos falando do mesmo modelo.

Mas uma diferença é grande quando falamos em preços. O Lemtosh da Moscot custa em média US$ 260, enquanto o Arnel da Tart chega a custar US$ 400.

Li em um artigo que os rebites que aparecem na armação do Arnel na frente e nos lados, são o que prendem as dobradiças (charneiras), enquanto o modelo da Moscot tem os rebites colados e os rebites são ilustrativos.

 

Tenho dois modelos Lemtosh 46 / médio da Moscot e já tive um maior no passado e tive o azar de sentar em cima, quebrar a haste e ver que não era colada, e sim fazia parte do rebite, indo até a dobradiça (charneira). Pelo tal motivo, até hoje, ele segue na gaveta no mesmo estado.

 

Até agora não sei a real diferença entre ambos, visto que são duas óticas antigas, sendo a Moscot ainda mais velha, datando 1915 contra meados dos anos 1940 da Tart.

Afinal, qual será o verdadeiro modelo usado por Johnny Depp?

 

Serviço:

Tart Arnels | tartoptical.com

Moscow | moscot.com

 

 

logo_big
arnel_demi_amber
Moscot-Logo
Moscot-Lemtosh-Tortoise

insideinside get

Veja também: