Old NY Tour

61dest_old ny tour
pass

Já falei em posts antigos, inclusive no que falo sobre “Maria vai com as outras“, que iria falar um pouco da Nova Iorque com lugares que me encantam, saindo da rotina que a maioria das pessoas fazem.
Vamos lá! Primeiro umas aspas do que penso sobre Nova Iorque… a maioria dos brasileiros que curtem a cidade, curtem de uma forma que eu particularmente não acho a mais legal pois acabam sempre caindo nas mesmas coisas… Central Park, Uptown, Times Square, “negação” ao Brooklyn, Sex and the City, 5th Av, só Nelo,  só Cipriani, etc.
Essas coisas são legais? Sim são, são bem legais e há muito o que explorar lá pra cima, mas há uma Nova Iorque que é bem mais legal e menos Fancy, chamada por muitos de Old NY, que na minha opinião é o que realmente vale a pena conhecer, indo em lugares aonde novaiorquinos vão e não é aquele zun zun zun de turista como no Times Square por exemplo.
Compras em Nova Iorque é legal? Sim é muito legal, mas mais legal ainda é aproveitar as lojas com produtos mais exclusivos, coisas mais selecionadas, as vezes até feitas a mão e de difícil acesso… um jeans feito no Brooklyn, ou peças de couro feito por um artesão X em qualquer outro lugar. Menos marca e mais produto. Me entende?As dicas que vou te falar aqui tem mais essa pegada de Nova Iorque de verdade, uma pegada meio “Gangues de Nova Iorque”, uma cidade nostálgica que por uma visão macro, é de onde vem toda essa volta do culto às barbearias e do grooming masculino e claro, o cultivo da boa barba e bigode e de homem se cuidar sem que amigos ou conhecidos venham falar abobrinha dizendo que se cuida de mais, vaidoso, etc…

A lista que passo pra vocês agora tem toda essa pegada. Tem de tudo um pouco, mas todos eles têm uma “conversa” entre si em relação a estilo, fotografia, ambiente… Se não conseguir ir para comer, comprar ou beber devido ao tempo e outras escolhas que sempre aparecem no meio do caminho, afinal é difícil não aparecer algo legal em NYC, vá nem que seja para conhecer e ver de perto, tomar uma bela cerveja artesanal ou até mesmo um café para entender.

Há uma infinidade de lugares legais para serem descobertos em NYC que têm essa pegada, mas esses conheci e vi de perto e sim, são realmente muito legais!
Na próxima ida a NYC, desbravo mais e mais…
// COMER:

1. Freemans
– Freemans Alley
Lugar muito cool com iluminação baixa no fim de um beco chamado Freeman Alley na Rivington entre a Bowery e a Chrystie.
Tem que ir!
Comida e bebida boa, seja para um brunch, almoço ou jantar. Fica ligado nos animais empalhados nas paredes, luz baixa, balcão… tudo tem pequenos detalhes.
Ahhh e não deixe de pegar fósforos na saída para ficar de recordação…
www.freemansrestaurant.com

 

2. The Fat Radish
– 17 Orchard Street
Lugar mais novo, mas com pegada Old School. Paredes com tijolos aparentes e toda esse esquema industrial que os lugares em Nova Iorque gostam de ter. Lâmpadas de estilo Edwin, comida de pegada raw e muito boa. O burger é sensacional!
www.thefatradishnyc.com

 

3. The Corner Bistro
– 331 W 4th St (na esquina da Jane Street com West 4TH)
Hambúrguer dos bons em um lugar todo em madeira, escuro e aparentemente sujo. Cheio de gente tomando e comendo, apertado, mesinhas pequenas, e burgers saindo sem parar…
Os burgers chegam em pratos de plástico… super simples, mas foi um dos melhores que já comi. Dependendo da fome dá para comer dois.
www.victorcollor.com.br/conhecendo-nyc/conhecendo-corner-bistro-nyc

 

// BEBER

4. The Leadbelly
– 14 B Orchard Street
É o bar em frente ao The Fat Radish que segue a mesma pegada, só que há mais detalhes de praia, afinal é um oyster bar com redes de pesca, detalhes nas paredes, …
Lugar também super cool com música alta, bebida boa, ostras e Dj tocando em vinil como antigamente. Também segue a mesma linha do “irmão” The Fat Radish com paredes em tijolo descascado, luz baixa, lâmpadas de estilo Edwin…
www.theleadbellynyc.com

 

5. Maison Premiere
– 298 Bedford Ave btw South 1st and Grand Street
Um dos bares mais legais que já fui na minha vida. Esse sim tem uma pegada muito gansgter dos anos 20.
Tem muito a pegada da série Boardwalk Empire com garçons e garçonetes vestidos a caráter de época sem ser caricato, afinal estamos no Brooklyn, e com drinks e ostras fenomenais.
O chope da casa também é muito bom e vem em um copo que na verdade é uma vasilha parecida com essas de azeitona, sabe? Com o lugar para rosquear a tampa.
Se está do outro lado da ponte, não deixe de ir, é simplesmente genial!
O lugar fica perto da estação do metrô em Williamsburg no Brooklyn (Linha L – cinza)
www.maisonpremiere.com

 

6. The Backroom Bar
– 102 Norfolk Street
Um bar que foi aberto durante a proibição de álcool nos anos 20 e está em funcionamento até hoje. A decoração também é de chorar. Madeiras por todo lado, luz baixa, mesas com sofás chesterfield, posters antigos,… também com uma pegada Boardwalk Empire (sabe do que atou falando né? A série americana que conta a história dos gansgters nos anos 20… se não conhece, dá um google que você vai entender bem).
Nesse bar há uma curiosidade. Como na época da proibição a polícia poderia bater lá a qualquer momento, as bebidas eram servidas em xícaras como se estivessem tomando chá. Sim… um gin tônica é servido em xícara por exemplo, Legal né? Além disso a cerveja é embrulhada em um papel pardo, tipo de pão. O lugar e toda a ideia são demais, a curiosidade encanta, mas se for, tem que ir numa galerinha para ficar batendo papo e chegar cedo para sentar.
É divertdo!
www.backroomnyc.com/the-backroom-bar

 

8. Aphoteke
– 9 Doyers Street
O nome em alemão significa farmácia, então já se imagina o que vem por ai falando de estilo.
O lugar também segue bem esse estilo Old NY com sofás com pegada da década de 20, papel de parede, lustres com lâmpadas estilo edwin… É lindo!
www.apothekenyc.com

 

// BARBEARIAS

8. BarberShop – La Casa de los Peluqueros
– 10 Rivington Street
É na entrada no beco do Freemans. Na última vez que fui a NYC, foi lá que cortei o cabelo e fiz a barba e achei interessante. Por ser nova, os móveis são novos e tal, mas mantendo a pegada old school.
Eles eram a antiga FSC Barber (Freemans Sporting Club), mas mudaram de nome recentemente por motivos que pelo o que entendi, ser brigas entre sócios. FSC também é uma loja que vende coisas para nós homens com peças MUITO LEGAIS… está na lista de compras mais abaixo.

 

9. Tommy Guns / Ludlow Blunt
– 138 Ludlow Street, NY
Pelo que pesquisei, recentemente essa também mudou de nome de Tommy Guns para Ludlow Blunt… antes havia uma em Londres e os caras se separaram por que os do lado de lá não estavam comunicando a marca da forma certa (no site eles explicam)… portanto eles estão no Brooklyn e também em NY na 138 Ludlow Street.
É considerada por muitos a melhor delas e por sua vez uma das mais caras, mas acho que vale a visita. Conheci quando já tinha cortado o cabelo e a barba, então não usei seus serviços… vai ficar para a próxima vez.
Cominhando pelo Brooklyn conheci a do “lado de lá da ponte”… entrei para fotografar e logo fui barrado. Tem toda uma decoração de barbearia bem antiga. Achei a mais refinada nesses pequenos detalhes… desde o logo, às cadeiras, móveis, tudo muito old School.
http://ludlowblunt.com

 

10. Fellow Barber
– 5 Horatio St / New York, NY
Escrevendo este post e vendo e pesquisando aqui e ali, ví que a Fellow Barber é a antiga F.S.C que falei no post Conhecendo : F.S.C. Conheci as duas, a do Brooklyn e da HOratio Street, ambas muito legais. A da Horatio é menor e mais corrida por estar em Manhattan. Já a do Brooklyn é mais bonita e tem menos cara de “Sweeney Todd” por que tem uma clara boja no centro que deixa tudo mais iluminado e leve. Vale chegar mais para o meio/fim da tarde para pegar essa luz depois de bater perna pela Bedford Street e visitar lojas com essas peças mais exclusivas e lojas de discos de vinil.

Na época fiz o post das duas quando ainda eram F.S.C… cliva AQUI para ler e ver mais fotos.

www.fellowbarber.com

 

11. Blind Barber
–  339 E 10th St, New York
Nunca fui mas já tive curiosidade de ir… quando voltar a NYC será ela depois da Tommy Guns.
http://blindbarber.com

 

// COMPRAS

12. Double RL (somente pronuncia Double R)
– 31 Prince Street ou 383 Bleecker Street
Essa é a loja mais f*** que conheci na última vez que fui a NYC e que tem essa pegada Old NY. Lembro de quando fui a primeira vez pra lá e minha mãe entrou para ver alguma coisa ou outra, afinal ela ama essas coisas étnicas, índio americano, etc.
A loja fica no Soho e pertence a Ralph Lauren. São peças exclusivas e é bem cara. Lá você vai encontrar relógios vintages, óculos também, junto às peças da nova coleção que seguem com essa pegada vintage sendo que muitas feitas nos dias de hoje. Mas as peças não só tem cara… de fato parecem que foram usadas por índios e estão lá a venda com os processos de lavagem e envelhecimentos do tecido.
Há o culto ao couro, costuras e esses pequenos detalhes que fazem a diferença no vestuário masculino.
Essa também é uma loja que não se pode fotografar. Vale muito a visita… não deixe de ir!
Entrando no site dos caras você vai entender bem… se liga aqui:
www.ralphlauren.com/shop/index

 

13. FSC – Freemans Sporting Club
– 8 Rivington St, New York
Loja também super cool com produtos exclusivos e feitos em menor escala. Vale a visita também e ver de perto os sapatos ingleses que são demais… broques, oxfords, ….
shop.freemanssportingclub.com

 

14. Le Labo
– 233 Elizabeth St, New York
Laboratório de fragrâncias simplesmente genial! Lugar completamente industrial e super cool.
Os caras fazem perfumes e fragrâncias sob medida pra você. Escolhe os cheiros que você gosta e a partir dai é gerado uma espécie de número de série e sempre que você for lá, faça seu pedido pelo número e eles já sabem exatamente qual o cheiro, afinal está tudo cadastrado.
O conceito é demais e surgiu como uma uma crítica aos perfumes das grandes marcas que através das campanhas tentam mostrar que é único, sendo que há centenas de pessoas com o mesmo cheiro mundo a fora. Legal a ideia né? Coisas que só sobrevivem em NYC!
Além dos aromas, as embalagens são demais. Parece frasquinhos de remédios antigos, sabe? Bem no estilo que vemos também nas garrafas do gin Hendirck’s.
www.lelabofragrances.com

// DICAS BOBAS:

Em todos esses lugares, aproveite para conhecer o banheiro de cada um deles. Eles que em sua maioria são esquecidos aqui no Brasil, lá eles dão valor com detalhes interessantes, iluminação, as pias e até mesmo as descargas. São geniais!

Nas barbeiras fica ligado nos produtos que eles vendem… muda radicalmente de uma para outra. Desde pomadas a leave in, cremes para pele, anti irritação de pelos até lâminas, sabão, etc.

Entre em todos os sites que passei… são todos um boa referência e conseguem passar o lifestyle de cada um dos lugares.

No site da Time Out de lá, achei um Top 10 de barberias da TimeOut para tu ver.
www.timeout.com/newyork/shopping/top-ten-barbershops-specialists

 

Cheers Max!!! Many thanx pelas dicas valiosas dessa cidade que tu tanto desbrava!


insideinside get

Veja também: