Sanará / Tulum

MTM2ODQyNDIwOTAxMDYyMjQx
pass

Quem me acompanhou pelo instagram viu que no ano passado eu fui a Tulum a convite do Governo do México e acabei esticando alguns dias a mais por lá. O motivo? Amigos que moram por lá e vocês viram aqui a tão querida casa deles no meio da floresta Maya.

 

Sem dúvidas uma viagem que mudou um pouco o jeito que olhava para as coisas, além de ter enxergado a ideia de montar o 212 em Milagres enquanto estava por lá.

Foi uma viagem mágica, cheia de histórias, cheia de coisas novas, paixões, risadas e um encantamento por aquele pequeno pedaço de terra e pelas pessoas que cuidam diariamente para que Tulum não se perca e se torne só mais um balneário de praias bonitas e Champagne com foguinho.

A pequena distância do território americano não popularizou a região como imaginava, nem mesmo a cultura local. Já falei aqui sobre algo que me impressionou: o fato dos povos locais ainda falarem a língua Maya entre si, sendo o espanhol o segundo idioma.

A resistência existe além da proximidade com a terra de Tio Sam e todos os estrangeiros, que vão morar por lá, do país vizinho ou não, são abraçados por essa cultura de cuidados com a natureza, reutilização de fontes naturais e a permacultura vista nas comunidades Mayas na península de Yucatan.

 

Voltando às programações de Tulum, entre os inúmeros rolês por cenotes, lagoas, mergulhos com cilindro, visita às comunidades locais e entender o modo de subsistência deles, haviam os programas para descansar, olhar para o sol e tomar umas. Um deles foi uma tarde no Sanará, um hotel que ao mesmo tempo é elegante e simples na medida certa. A recepção é pé na areia e os caminhos que te levam a praia são recheados de chalés, cada um com seu hóspede. Ao fim da trilha, o mar azul turquesa de Tulum e o restaurante que serve uma comida simpática e alguns coquetéis na pegada mexicana – não se engane com a pegada de Cancun.

 

Fiz uma mistura de fotos que fiz na passagem por lá e outras do hotel e dos quartos que achei no site airows.com fotografado por Pablo Garcia Figueroa.

 

sanaratulum.com

 

Acompanhe tudo pelo #viccotulum , #TobiasKnows #VisitMexico e #LiveItToBelieveIt.

 


insideinside get

Veja também: